domingo, 19 de abril de 2009

mostra "a rua é nossa... é de todos nós!"

Integrante das comemorações do Ano da França no Brasil a mostra de iniciativa do Institut de la Ville em Mouvement vai discutir a rua e a mobilidade através de fotografias, vídeos e projetos de arquitetura e urbanismo, propondo uma reflexão sobre o espaço urbano, através das vertentes arquitetônicas, urbanísticas, sociais, políticas e culturais. A mostra itinerante, inaugurada em Paris (2007) , já percorreu cidades como Montreal, Buenos Aires e Shangai.

Segundo os organizadores, François Ascher e Mireille Apel-Muller, em todas as cidades estão presentes questões como: para que e para quem servem as ruas?; quem a controla? como conciliar velocidades, deslocamentos, necessidades de quem passa e do morador com os que nela trabalham? como tornar o espaço público mais amável? como a publicidade, o comércio, como a arte se manifesta na rua?

A partir de um olhar global, serão destacadas as necessidades e possibilidades de novas abordagens da rua dos diversos pontos de vista: urbanístico, arquitetônico, paisagístico, sinalizador, na tentativa de reconciliar as diversas funções, usos e modos de transitar.

onde? Centro Cultural da Justiça Federal Av. Rio Branco, 241 Centro do Rio de Janeiro (metrô Cinelândia saída Pedro Lessa)
quando? de 22 de abril a 14 de junho
quanto? gratuito

2 comentários:

  1. Laura, sabes onde consigo mais informações a respeito desta mostra?

    ResponderExcluir
  2. Mariana no site do Centro Cultural: http://www.ccjf.trf2.gov.br/default.htm
    ou no local: Av. Rio Branco, 241 – Centro - Tel. (21) 3261-2550

    ResponderExcluir