domingo, 19 de abril de 2009

serviços públicos de bicicleta no Chile


O governo da Região Metropolitana de Santiago iniciou, no ano passado, um plano de desenvolvimento de serviços públicos de bicicletas, ciclovias e estacionamentos especiais. A administração, cobrança e tecnologia associadas a estes serviços variam. Tende-se a permitir aos usuários de bicicletas que seus traslados diários não passem de uma hora. Elas são recolhidas em um ponto, ou estação, e devolvidas em outro. No metrô de Santiago foram instaladas, em quatro estações, locais com capacidade para guardar 22 bicicletas. O custo diário é de 300 pesos (meio dólar).

A cidade francesa de Lyon abriu o jogo com seu serviço Vélo’v em 2005. Hoje tem mais de três mil unidades disponíveis em 350 estações. A meta é uma estação a 300 metros de qualquer ponto da cidade. Atualmente, cerca de 20 países têm sistemas de transporte público de bicicletas, entre eles Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, França, Holanda, Itália, Nova Zelândia e Suécia

A preocupação das pessoas com a mudança climática e a poluição, a alta dos preços dos combustíveis e a necessidade de atividade física para combater a obesidade explicam o crescente uso da bicicleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário