domingo, 12 de julho de 2009

mobilidade sustentável: BH

A Believe Sustainability vai mapear os deslocamentos dos servidores públicos estaduais de Belo Horizonte com o intuito de diminuir os impactos dos deslocamentos resultantes da mudança da sede do governo do Estado. O projeto – implantado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente - começa com um programa piloto de mobilidade que será lançado este ano para um grupo de servidores. A idéia é monitorar o grau de engajamento em programas de carona solidária.

É uma iniciativa pioneira já que a Secretaria será um dos primeiros órgãos governamentais do mundo a realizar o mapeamento dos deslocamentos de seus servidores.

O Projeto MelhorAr de Mobilidade Sustentável é um sistema que mapeia a mobilidade de uma empresa, permitindo identificar onde estão os maiores gastos com deslocamentos, incluindo colaboradores, fornecedores e distribuição de produtos. Uma vez feito este mapeamento, é gerado um plano que visa tornar esta mobilidade mais sustentável, ou seja, reduzindo as emissões de CO2 e, consequentemente, os altos custos de deslocamento.

Um questionário estruturado via web permite inventariar a forma, tempo e motorização dos deslocamentos. As empresas poderão utilizar as informações para compor seus próprios inventários de CO2 e desenvolver programas de mobilidade sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário