terça-feira, 21 de abril de 2009

diagnóstico do trânsito de São Paulo

Destinos: Milhares de itinerários e um destino: o centro consequência da falta de planejamento urbano e da ocupação descontrolada do solo.

Renda: Tempo dispendido no trânsito equipara classes: 'Ricos' e 'pobres' têm perdas iguais em seus trajetos na Grande SP; prejuízo pode ir a R$ 3,5 mi em 30 anos

Modais: O morador da Região Metropolitana de São Paulo utiliza mais o próprio carro do que os ônibus, mais os ônibus do que o metrô, mais o metrô do que os trens.

Estradas: Cada vez mais as estradas são usadas como se fossem ruas e avenidas: efeito da conurbação das regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas.

Mulheres: Trens e ônibus transportam cada vez mais mulheres. Desigualdade na remuneração de homens e mulheres é uma das razões para opção do público feminino.

Em mais de 50 mapas e gráficos confira a mais completa radiografia dos hábitos de transporte de São Paulo aqui: http://www.estadao.com.br/pages/especiais/origem_destino

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