quarta-feira, 22 de abril de 2009

"dia sem carro" em Medellin

O World Carfree Day ou "dia sem carro", "na cidade sem meu carro", "carfree" acontece em mais de mil cidades no dia 22 de setembro, em Bogotá na primeira quinta-feira de fevereiro, em Medellín é hoje, um dia para repensar:

- Posso me deslocar na cidade sem usar o carro?
- Existem outros meios e modos de transporte que me levam a meu destino?
- Qual é minha contribuição na redução dos gases contaminantes e melhoria do espaço público usando o carro de forma mais racional?
- É possível a cidade sem o carro?
- Que outros meios de transporte existem na cidade?

É um momento para refletir sobre a cidade, para observar as políticas, planos, programas e projetos que existem para promvoer cidades mais saudáveis; que liberam a cidade dos carros e diminuir o tráfego; que reduzam a contaminação atmosférica; que promovam meios de transporte não motorizado (bicicleta); que promovam maiores espaços para os pedestres; que garantam o espaço público para o ócio dos cidadãos; que incentive o transporte público; que privilegiem as crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida; que promova a mobilidad sustentável como princípio cidadão; enfim termos cidades para as pessoas e não para o automóvel.

quando: 22 de abril
onde: Medellín e Valle de Aburra. Colômbia

Nenhum comentário:

Postar um comentário